segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Ibama inaugura Centro de Recuperação de Animais Silvestres

A Superintendência do Ibama em Roraima inaugura hoje, dia primeiro, as instalações de seu Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres – Cetas – com a presença de dirigentes nacionais do órgão e autoridades locais. O evento ocorrerá às 10 horas, na esquina da rua Andrômeda com a Avenida do Sol, no bairro Cidade Satélite, local das novas instalações.

As acomodações do Cetas somam 437 metros de área construída, que acomodam um ambulatório, enfermaria, sala de cirurgia, sala de necropsia, biotério (local para criação de animais para alimentação de predadores), cozinha, área de serviço, sala para técnicos e viveiros com ala para aves e ala para mamíferos e répteis.

Segundo o analista ambiental Raimundo Pereira, chefe do Setor de Fauna, o Cetas tem capacidade para atender em torno de 800 animais/ano, envolvendo o trabalho de dois médicos veterinários, um biólogo, dois tratadores e um técnico administrativo.

A construção do prédio deu-se em área cedida pela Prefeitura Municipal de Boa Vista e foi edificada com verbas federais. Equipamentos e utensílios foram adquiridos, em parte, com recursos de transações penais direcionadas para este fim pelo Ministério Público Estadual, o que também contribui para a alimentação dos animais.

Segundo a superintendente do Ibama em Roraima, Nilva Baraúna, deverá prestigiar o evento de inauguração o presidente do Instituto, Roberto Messias Franco, que chega acompanhado do diretor de Biodiversidade e Florestas, Antônio Carlos Hummel; do coordenador de Fauna, João Pessoa Riograndense Moreira Júnior; e do diretor de planejamento, Abelardo Bayma.

Também está confirmada a presença do governado do Estado de Roraima, Anchieta Júnior, do senador Romero Jucá - autor da emenda constitucional que destinou verbas para a construção do prédio - e do prefeito municipal de Boa Vista, Iradilson Sampaio, além de várias outras autoridades federais, estaduais e municipais.

Nenhum comentário: