terça-feira, 15 de abril de 2008

Ibama apreende 292 jabutis e aves silvestres

Fernando Amorim / Agência A Tarde

Ibama apreende vários jabutis e pássaros no interior do estado
Valmar Hupsel Filho, do A Tarde
Duzentos e dezesseis jabutis e 76 aves de 13 espécies diferentes foram apreendidos no município de Itatim, no Centro-Norte do Estado, durante uma operação conjunta entre a unidade de Amargosa da Delegacia de Proteção Ambiental de Lençóis, o escritório regional do Ibama em Santo Antônio de Jesus e a Delegacia de Santa Terezinha.
Os animais chegaram ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Salvador, por volta das 20 horas desta sexta-feira. Dez pessoas envolvidas no crime ambiental foram intimadas a prestar esclarecimentos. Contra elas foram lavrados termos circunstanciados.
“Se forem condenados, eles podem sofrer pena de seis meses a um ano de reclusão“, informou a delegada Aline Freitas. Segundo ela, as aves, de espécies silvestres como esporófila (conhecido popularmente como papa-capim) e aratinga (periquito da caatinga), eram vendidas em feiras livres.
Os jabutis, com cerca de 10 anos, eram comercializados em restaurantes, anunciados como iguarias. “Nós iremos agora atrás dos estabelecimentos“.
Os animais foram recebidos pela equipe do Cetas do Ibama – formada por um veterinário responsável, um biólogo, um consultor de biologia e seis estagiários, dois de biologia e quatro de veterinária, além de tratadores. Após uma avaliação preliminar, eles concluíram que diversas aves apresentavam comportamento dócil e estavam com as asas cortadas.
“São animais que já estavam em cativeiro“, informou a bióloga e coordenadora do Cetas, Conceição Pires. Segundo ela, os animais ficarão inicialmente em quarentena. “Cada caso será analisado individualmente para que se defina o destino de cada animal: a soltura na natureza ou o envio a instituições ou zoológicos“, disse.
DESDOBRAMENTO - A operação desta sexta é um desdobramento da realizada na semana passada, quando 170 jabutis e cerca de 200 aves foram apreendidos no município de Santa Terezinha. “A região de Itatim e Milagres já é bastante conhecida, inclusive internacionalmente, por ser rota de tráfico de animais silvestres, mas Santa Terezinha foi uma surpresa para nós“, disse a delegada, informando que tem mais duas operações “engatilhadas“.
Os animais apreendidos na semana passada foram conduzidos ao Centro de Proteção da Vida Silvestre do Grupo Ambientalista da Bahia, que fica na cidade de Elísio Medrado. “Foi por falta de espaço lá que tivemos que trazer os animais para Salvador“, explicou o analista ambiental do Ibama, Alberto Santana. A equipe responsável pelo traslado optou por trazer os animais à noite na viagem de Itatim e Salvador. “A idéia foi feliz, já que não morreu um bicho no caminho“, festejou.
Santana explicou que as apreensões são fruto de uma mudança na forma de trabalho feito pelo Ibama e a polícia. “Antes, nós trabalhávamos por amostragem. Agora, planejamos a operação e fazemos a busca de uma vez para evitar perdas“, disse.

Nenhum comentário: