terça-feira, 8 de abril de 2008

Portugal Arouca: Autoridades investigam mortes

06 Abril 2008 - 00.30h
Dois animais do circo Cardinali envenenados
A Equipa da Protecção da Natureza e Ambiente da GNR de Oliveira de Azeméis está a investigar a morte de um leão do circo Vítor Hugo Cardinali, supostamente envenenado.
Foi pela manhã que Vítor Hugo Cardinali se apercebeu de que o leão com cinco anos não estava bem. "Já não se levantava e sangrava pelo nariz e pelo recto", explicou o responsável do circo, que durante este fim-de-semana está sediado no largo da feira em Arouca. "Chamámos imediatamente a veterinária que acompanha os nossos animais, que ainda tentou vários tratamentos. Já não foi possível salvar o leão, que não integrou o número agendado para a noite de sexta-feira".
Vítor Hugo Cardinali confirmou ao CM que há fortes indícios de crime. Enquanto não conhecer o resultado da autópsia, prefere não se pronunciar sobre o caso.
No entanto, a morte de um cavalo árabe, ontem de manhã, faz adensar as suspeitas, quer dos responsáveis pelo circo, quer das autoridades policiais.
O cavalo, líder do grupo responsável pelo número livre, terá perecido com uma cólica, situação frequente nestes animais. Dada a morte do felino no dia anterior, o caso tornou-se suspeito. "Os animais são como a nossa família, quando ficam enfermos ou morrem, é como se morresse um de nós", explicou Vítor Hugo Cardinali.
Os animais, garante, estão desparasitados, vacinados e têm acompanhamento clínico. "As jaulas têm todas as condições e a alimentação [frango] é igual para todos. Por isso, não encontro explicação", acrescentou. Os dois animais vão ser autopsiados no Laboratório Nacional de Investigação Veterinária do Porto. Os resultados serão conhecidos nos próximos dias.

Fonte: http://www.correiomanha.pt

Nenhum comentário: