segunda-feira, 7 de abril de 2008

Light apresenta Projeto de Inclusão Sócio-Ambiental em Lajes

03/04/2008 - 08:59

Para marcar início do programa, a empresa soltará peixes e pássaros na região de Piraí.
Comprometida com o desenvolvimento sustentável nas regiões onde está presente, a Light apresenta, hoje, em Ribeirão das Lajes, Piraí, o Projeto Inclusão Sócio-Ambiental, em parceria com a Escola de Lajes. O objetivo do projeto, que tem duração de três anos, é sensibilizar professores e alunos para a questão da preservação de recursos hídricos e para alertar sobre o aquecimento global de tal forma que os mesmos sejam multiplicadores dos temas para comunidades de cidades próximas.
Durante o dia, a Light também vai contribuir para o repovoamento da fauna do Reservatório de Lajes com a soltura de cerca de 10 mil alevinos (filhotes de peixes), das espécies lambari-do-rabo-amarelo, pirapitinga-do-sul e piabanha. O evento será coordenado pela Gerência de Meio Ambiente de Usinas e Reservatórios da Light Energia S.A. (EGM) e terá a ajuda de 120 alunos da Escola de Lajes, professores, funcionários da Prefeitura de Piraí e representantes da comunidade. A ação faz parte do Projeto Pisces, Fase II, voltado para a recuperação da fauna de peixes nos reservatórios de Lajes, Santana, Vigário, Santa Branca (Jacareí/SP) e Ilha dos Pombos (Carmo/RJ). Elaborado em 1998, em parceria com a equipe do laboratório de Ecologia de Peixes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o Pisces monitora a fauna de peixes, avalia a possibilidade de implantação de abrigos artificiais que permitem o aumento da taxa de sobrevivência dos peixes e repovoa os reservatórios com espécies nativas da bacia do Paraíba do Sul. A segunda etapa também teve início em dezembro de 2006 e terá duração de três anos, com investimento de cerca de R$ 500 mil.
Além disso, a Light também promoverá a soltura de cerca de 500 pássaros de várias espécies de ocorrência local, em parceria com o Centro de Triagens de Animais Silvestres (CETAS-IBAMA), que fica em Seropédica (RJ). O CETAS é responsável por recepcionar, fazer a triagem e tratar dos animais silvestres resgatados ou apreendidos em ações de combate ao tráfico e contrabando de animais silvestres assim como, eventualmente, receber animais silvestres de particulares que os mantinham em cativeiros domésticos, que são crimes ambientais.
A companhia promove ainda palestra com a Professora Christina Castelo Branco, da Unirio, coordenadora do Projeto de Pesquisa Bioaqua, Fase II. A ação, desenvolvida pela Light em parceria com a universidade, avalia os indicadores biológicos de qualidade ambiental (insetos, anfíbios e peixes) dos reservatórios de Lajes, Vigário e Santana, localizados, respectivamente, nos municípios de Rio Claro, Piraí e Barra do Piraí. Nestes reservatórios, os universitários observam a riqueza das espécies e a estrutura das comunidades existentes com a finalidade de diagnosticar a biodiversidade e as condições e processos existentes no meio aquático. A segunda etapa teve início em dezembro de 2006 e terá duração de três anos. O valor do investimento nesta segunda etapa é de aproximadamente R$ 550 mil.
Meio Ambiente - Pelos reservatórios da Light passam 96% da água consumida pelas populações da capital e de municípios da Região Metropolitana. Deste total, 85% são provenientes do rio Paraíba do Sul e 11% do reservatório de Ribeirão das Lajes, localizado nas cidades de Piraí e Rio Claro. As condições especiais de preservação do reservatório de Lajes garantem a excelente qualidade da água que chega às estações de tratamento da companhia de águas e esgotos, no Rio de Janeiro. Todas as usinas, subestações e instalações associadas ao Parque Gerador da Light são certificadas nas normas NBR ISO 9001 (Qualidade), NBR ISO 14001 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001 (Segurança e Saúde Ocupacional).

Fonte: http://gazetaonline.globo.com

Nenhum comentário: